DESTAQUE DESSE MÊS
NOSSA TURMA DE PEDAGOGIA FAZENDO TRABALHO DE CAMPO
LEIA A MATÉRIA CONTANDO A EXPERIÊNCIA DE NOSSAS ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA
VISITA AO
COLÉGIO ANDRÉ URANI
As alunas de
pedagogia do turno da tarde visitaram no dia 08.04.2013, o GINÁSIO EXPERIMENTAL
DE NOVAS TECNOLOGIAS, situado no Bairro Rocinha, RJ.
Trata-se de um
projeto do município do Rio de Janeiro, possui 180 alunos, conta com uma equipe
de 16 professores, 1 diretor, 1 sub diretor, 1 coordenador pedagógico, 1
coordenadora do projeto e pessoal de apoio e limpeza.
A professora e
coordenadora do projeto na escola, Alice nos explicou que o GENTE (Ginásio
experimental de novas tecnologias), trabalha junto de 150 escolas(chamadas
escolas do amanhã), onde trabalha-se com as tecnologias na sala de aula, que
passa a ser um espaço não mais delimitado por séries e professores
especialistas em cada matéria. O aluno é colocado no centro do processo de
aprendizagem e o processor passa a ser o
mediador do conhecimento, um mentor.
No início do ano é feito um diagnóstico com os
alunos, quem são, o que aprenderam, suas dificuldades; enfim é feito um mapa
para melhorar seu aprendizado, estes dividem-se em “famílias” de 6 e cada grupo
de 18 é orientado por um professor polivalente.
No ginásio
especificamente são atendidas turmas de 7º, 8º e 9º ano que são misturadas. A
coordenadora ressaltou que neste processo os alunos mais velhos sentem-se responsáveis pelos
mais novos e isso faz com que estudem
mais para saber explicar o conteúdo aos mais novos.
O papel do professor
neste processo é de fundamental relevância, já que nenhum aluno pode ficar para
trás, se existe dificuldade ele precisa
dar conta. A internet não é bloqueada,
porém ele tem acesso a tudo oque os alunos acessam na rede, acompanhando-os de perto. A família
também participa sendo sempre contactada não somente quando há problemas com
seus filhos, mas sabendo de seus progressos, sendo esta uma forma de incentivo
tanto para os pais quanto para os filhos.
As provas ocorrem semanalmente. Os alunos que
apresentam dificuldades contam com a Educopédia (sistema de ensino online) e
também com aulas às sextas-feiras, dadas por professores especialistas. As
matérias de Arte, Educação física e inglês acontecem com professores
específicos. Para os alunos do 9º ano são oferecidas matérias eletivas como a
robótica por exemplo.Também será oferecido aos alunos uma tutoria online, onde
será possível esclarecer dúvidas.
Ao conhecermos
melhor o projeto e os alunos, observa-se um grande interesse pela escola e uma
melhora no comportamento; não que não haja problemas como o bulling ou a
violência. Como um projeto experimental observou-se por parte das alunas que
visitaram a escola alguns aspectos a serem discutidos como: por tratar-se de um
projeto do município do Rio de Janeiro que contempla o ensino fundamental, ao
sair da escola no 9º ano o aluno segue para o ensino médio, que é de
competência do Estado, voltando assim a ter uma educação tradicional, com
séries e professores especialistas em cada matéria. Será que irão adaptar-se?
A questão do
professor generalista também é um ponto a ser considerado. Outro fator é a
avaliação, já que os alunos tem acesso ilimitado a internet.
Ao conversarmos com o coordenador pedagógico da escola foi colocado por
ele o fato de que é preciso haver nas universidades uma forma diferenciada de ensino aos
universitários para que estes estejam preparados para lidar com esta nova
geração que requer uma metodologia de ensino e um preparo adequado para
trabalhar com este projeto. Outro fator a ser destacado é que no Rio de Janeiro
os atuais projetos só vão até 2106, por conta dos grandes eventos que a cidade
irá receber.
Diante disso pudemos
avaliar que trata-se de um projeto que na sua essência tem o objetivo de
colocar o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem como o construtor
do conhecimento e o professor passa a ser um mediador, não mais um detentor do
saber. Espera-se que a comunidade se aposse da escola para que ela seja de fato
real e não somente mais um projeto eleitoreiro.
Renata Andrade da
Silva (4º período-pedagogia- UCAM Santa Cruz)