sexta-feira, 19 de abril de 2013

DESTAQUE DESSE MÊS
NOSSA TURMA DE PEDAGOGIA FAZENDO TRABALHO DE CAMPO

LEIA A MATÉRIA CONTANDO A EXPERIÊNCIA DE NOSSAS ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA


VISITA AO COLÉGIO ANDRÉ URANI

As alunas de pedagogia do turno da tarde visitaram no dia 08.04.2013, o GINÁSIO EXPERIMENTAL DE NOVAS TECNOLOGIAS, situado no Bairro Rocinha, RJ.
Trata-se de um projeto do município do Rio de Janeiro, possui 180 alunos, conta com uma equipe de 16 professores, 1 diretor, 1 sub diretor, 1 coordenador pedagógico, 1 coordenadora do projeto e pessoal de apoio e limpeza.
A professora e coordenadora do projeto na escola, Alice nos explicou que o GENTE (Ginásio experimental de novas tecnologias), trabalha junto de 150 escolas(chamadas escolas do amanhã), onde trabalha-se com as tecnologias na sala de aula, que passa a ser um espaço não mais delimitado por séries e professores especialistas em cada matéria. O aluno é colocado no centro do processo de aprendizagem e o processor  passa a ser o mediador do conhecimento, um mentor.
 No início do ano é feito um diagnóstico com os alunos, quem são, o que aprenderam, suas dificuldades; enfim é feito um mapa para melhorar seu aprendizado, estes dividem-se em “famílias” de 6 e cada grupo de 18 é orientado por um professor polivalente.
No ginásio especificamente são atendidas turmas de 7º, 8º e 9º ano que são misturadas. A coordenadora ressaltou que neste processo os alunos mais velhos                       sentem-se responsáveis pelos mais novos e isso faz com que  estudem mais para saber explicar o conteúdo aos mais novos.
O papel do professor neste processo é de fundamental relevância, já que nenhum aluno pode ficar para trás, se existe dificuldade  ele precisa dar conta. A internet não é  bloqueada, porém ele tem acesso a tudo oque os alunos acessam  na rede, acompanhando-os de perto. A família também participa sendo sempre contactada não somente quando há problemas com seus filhos, mas sabendo de seus progressos, sendo esta uma forma de incentivo tanto para os pais quanto para os filhos.
 As provas ocorrem semanalmente. Os alunos que apresentam dificuldades contam com a Educopédia (sistema de ensino online) e também com aulas às sextas-feiras, dadas por professores especialistas. As matérias de Arte, Educação física e inglês acontecem com professores específicos. Para os alunos do 9º ano são oferecidas matérias eletivas como a robótica por exemplo.Também será oferecido aos alunos uma tutoria online, onde será possível esclarecer dúvidas.
Ao conhecermos melhor o projeto e os alunos, observa-se um grande interesse pela escola e uma melhora no comportamento; não que não haja problemas como o bulling ou a violência. Como um projeto experimental observou-se por parte das alunas que visitaram a escola alguns aspectos a serem discutidos como: por tratar-se de um projeto do município do Rio de Janeiro que contempla o ensino fundamental, ao sair da escola no 9º ano o aluno segue para o ensino médio, que é de competência do Estado, voltando assim a ter uma educação tradicional, com séries e professores especialistas em cada matéria. Será que irão adaptar-se?
A questão do professor generalista também é um ponto a ser considerado. Outro fator é a avaliação, já que os alunos tem acesso ilimitado a  internet.  Ao conversarmos com o coordenador pedagógico da escola foi colocado por ele o fato de que é preciso haver nas universidades  uma forma diferenciada de ensino aos universitários para que estes estejam preparados para lidar com esta nova geração que requer uma metodologia de ensino e um preparo adequado para trabalhar com este projeto. Outro fator a ser destacado é que no Rio de Janeiro os atuais projetos só vão até 2106, por conta dos grandes eventos que a cidade irá receber.  
Diante disso pudemos avaliar que trata-se de um projeto que na sua essência tem o objetivo de colocar o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem como o construtor do conhecimento e o professor passa a ser um mediador, não mais um detentor do saber. Espera-se que a comunidade se aposse da escola para que ela seja de fato real e não somente mais um projeto eleitoreiro.   
                                                            
Renata Andrade da Silva (4º período-pedagogia- UCAM Santa Cruz)


quinta-feira, 11 de abril de 2013

segunda-feira, 1 de abril de 2013